TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DA MENTIRA

600. TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DA MENTIRA
EXPERIMENTO 600 DO LIVRO 700 EXPERIMENTOS DA CONSCIENCIOLOGIA (AUTOR: WALDO VIEIRA).
Cosmoeticidade - COSMOÉTICA OU MORAL CÓSMICA.
01. Pensenes. A maturidade consciencial exige fidedignidade dos pensenes lúcidos da consciência. Não existem: fogo frio, luz escura, ou sombra luminosa.
02. Lucidez. Para funcionar corretamente, a multidimensionalidade da consciência lúcida exige a autenticidade nas suas percepções e parapercepções, a fim de afastar o embuste e a fraude, inclusive a automistificação, um tipo de autocorrupção contumaz que atinge a toda pessoa vulgar ou da massa humana impensante (robéxis).
03. Autocorrupção. Sem incorruptibilidade não há Cosmoética. Nossas graves autocorrupções começam pelas mentiras solenes. Por isso, a mentira é a autocorrupção, anticosmoética e mais comum, por toda parte. (V. Página 647).
04. Mentira. No vocábulo mentira, aqui, devem estar subentendidos também 12 variáveis ou derivados imediatos: o exagero, a inexatidão, a inverossimilhança, a falsificação, a deturpação, a fabricação, a invencionice, a imaginação, a fabulação, o subterfúgio, a não tradução da verdade, e a mentira que tem viso de verdade.
05. Indícios. Hoje, a qualquer um é possível identificar, através da Psicologia e da Fisiologia, os principais indícios da mentira e desmascarar as falsidades mais sérias que envolvem, por exemplo, a perda de emprego, o casamento e a amizade.
06. Técnica. Existem padrões técnicos definidos para se detectar a falsidade do autocorruptor que esteja mentindo convincentemente, ou mesmo persuadindo as multidões. Em outras palavras: para expor o maior mentiroso de maneira racional e incontestável.
07. Pistas. Há 2 tipos de pistas, fornecidas involuntariamente por quem está mentindo, para se identificar as mentiras: as pistas verbais e as pistas físicas.
08. Verbais. Eis 10 pistas ou sinais verbais, mais comuns, que levam à identificação da mentira: lentidão das respostas; hesitação; longos silêncios; demora para o começo da fala; olhar distraído de quem mente; falta de expressão facial ao falar; tom evasivo das respostas; repetição das respostas; respostas muito prolixas e respostas contraditórias.
09. Físicas. Eis 10 pistas não verbais ou físicas que reforçam a hipótese da mentira: alterações na voz; tom de voz mais elevado; fuga aos olhares diretos; falsos sorrisos que não mexem com os músculos em torno dos olhos; alguns tipos de linguagem corporal, como um leve apertar dos lábios; microexpressões que modificam o rosto durante frações de segundo; olhares tristonhos que não são acompanhados pela expressão facial igual à máscara; expressões faciais que permanecem por mais de 10 segundos qual máscara; expressão facial unilateral, fixada por algum tempo só de um lado do rosto; e piscar muito. A verdade relativa de ponta (verpon) é sempre desconfortável para algumas pessoas.
10. Identificação. Infelizmente, a pessoa autocontrolada pode mentir mais e melhor. Se, hoje, eu e você já podemos identificar, de modo racional, as mentiras até nas linguagens verbais e não verbais dos outros, não há mais pretextos nem desculpas para fugirmos à identificação de nossas automentiras ou autocorrupções.