ConsGPT

Conheça o ConsGPT a versão personalizada do ChatGPT, alimentada com os vários livros, tratados, artigos e textos da Conscienciologia. Ferramenta de pesquisa desenvolvida pelo pesquisador Eduardo Azevedo.

Importante: leia as informações abaixo antes de iniciar o Chat.

Conscienciologia. Quem já tentou conversar com o ChatGPT sobre temas da Conscienciologia certamente percebeu que, embora ele tenha sido treinado com milhões de textos e livros de assuntos gerais, parece ainda não ter acessado as obras e tratados conscienciológicos.

Exemplo. Um exemplo dessa lacuna de informações pode ser visto na seguinte conversa:

Pergunta: O que significa a Reurbex?
ChatGPT4: Até a minha data de corte em setembro de 2021, não há informações sobre o termo “Reurbex” comumente conhecido ou amplamente reconhecido. Pode ser uma sigla ou um termo específico relacionado a um campo de conhecimento restrito, uma empresa, uma organização ou um conceito mais recente que surgiu após a minha data de corte. Sem informações adicionais, não consigo fornecer um significado específico para “Reurbex”. Se você puder fornecer mais contexto ou informações, posso tentar ajudar de outras maneiras.

Pergunta: Procure um pouco mais o que é a Reurbex
ChatGPT4: Peço desculpas pelo mal entendido anterior. “Reurbex” é uma sigla que representa o termo “Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social”. Trata-se de um processo legal e administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de regularizar áreas urbanas ocupadas de forma irregular, principalmente em assentamentos informais, como favelas e loteamentos irregulares.

Associações. Seria útil termos uma ferramenta de IA (inteligência artificial) treinada com o extenso volume de dados da Conscienciologia, a fim de podermos explorar as relações entre as ideias e conceitos que muitas vezes encontram-se espalhados nas diversas obras de referência.

ConsGPT. Uma forma de fazer isso é criando-se uma versão personalizada do ChatGPT, alimentada com os vários livros, tratados, artigos e textos da Conscienciologia. Dessa forma, é possível ter-se um robô de conversas expandido ou mais “conscienciológico” – o ConsGPT.

Autodiscernimento. Do mesmo jeito que ocorre com o ChatGPT em geral, algumas respostas dadas são incorretas e outras até fantasiosas, em um efeito conhecido como “alucinação” – uma espécie de estado alterado artificial. Por isso, a dica é usar todas as ferramentas de IA com senso crítico e discernimento. Aliás, essa talvez seja uma forma de treinamento da nossa rede neural pessoal.

Coadjutora. Apesar desse cuidado necessário, é possível extrairmos respostas, interpretações e sínteses bastante interessantes, até mesmo com algumas correlações originais entre as ideias que ainda não haviam sido pensadas antes. Se bem usada, a interligência artificial pode ser uma excelente coadjutora na recuperação de cons.

Obras. Devido ao volume relativamente grande de material escrito, foi dada prioridade à inserção dos livros e tratados do professor Waldo Vieira. Futuramente, a base de dados pode ser expandida a fim de abarcar todo o corpo científico da Conscienciologia, incluindo a Enciclopédia da Conscienciologia completa. Até o momento, o ConsGPT foi alimentado com as seguintes obras conscienciológicas:
01. 200 Teáticas da Conscienciologia (1ª ed., 1997)
02. 700 Experimentos da Conscienciologia (3ª ed., 2013)
03. Anuário da Conscienciologia 2014 (1ª ed., 2019)
04. Conscienciograma (1ª ed., 1996)
05. Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (1ª ed., 2014)
06. Dicionário de Neologismos (1ª ed., 2014)
07. Enciclopédia da Conscienciologia (Definologia somente, tabela ICGE)
08. Homo sapiens pacificus (3ª ed., 2007)
09. Homo sapiens reurbanisatus (3ª ed., 2005)
10. Léxico de Ortopensatas (1ª ed., 2014)
11. Manual da Dupla Evolutiva (3ª ed., 2012)
12. Manual da Proéxis (5ª ed., 2011)
13. Manual da Tenepes (3ª ed., 2011)
14. Manual de Redação da Conscienciologia (2ª ed., 2002)
15. Manual dos Megapensenes Trivocabulares (1ª ed., 2004)
16. Nossa Evolução (3ª ed., 2010)
17. Parelencologia das Minitertúlias (tabela ICGE)
18. Projeciologia (10ª ed., 2008)
19. Projeções da Consciência (9ª ed., 2013)
20. Zéfiro (2ª ed., 2019)

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que cria respostas com base na indexação dos textos inseridos, sem no entanto interpretar o conteúdo das conversas. Desse modo, está sujeito a fornecer respostas imprecisas, erradas ou mesmo inexistentes. O ConsGPT nada mais é do que o conhecido ChatGPT 4.0, alimentado com alguns dos textos conscienciológicos. Logo, também é possível ocorrerem respostas desconexas ou incorretas às solicitações. Portanto, o ChatGPT, o ConsGPT ou mesmo os sites de pesquisa do tipo do Google, devem ser usados como ferramentas auxiliares ou como assistentes virtuais no estudo da Conscienciologia, não substituindo o estudo criterioso do pesquisador. Vale observar o aviso colocado propositalmente na caixa de entrada: “pergunte e mantenha o senso crítico”. Boas pesquisas a todos!