Redutores do Autodiscernimento

Destacamos nesta página 100 redutores do autodiscernimento do livro Homo sapiens pacificus (HSP). O autodiscernimento é o ato ou efeito de discernir e determinar a capacidade pessoal superior de compreender situações com clareza e exatidão, primeiro, para depois identificar julgar e decidir, separando o lógico do ilógico, o verossímil do inverossímil, o homeostático do caótico, o positivo do negativo, o verdadeiro do falso, o coerente do incoerente, o certo do errado, o sadio do patológico, o melhor do péssimo, o ideal do inframedíocre, o prioritário do preterível, o neofílico do neofóbico e o novíssimo do ultrapassado capaz de maior consenso e justiça. 

Convidamos o leitor ou leitora a conhecer o tratado Homo sapiens pacificus que aborda o belicismo e o pacifismo das consciências de modo realista e muitas vezes impactante.

RedutorDefinição
AcídiaA acídia é o enfraquecimento da vontade levando a pessoa a inércia, a tibieza e à preguiça com abatimento do soma e da consciência.
Acriticismo.A critica é o exame descritivo, racional e minucioso da obra, produção (artística ou científica), costume ou comportamento do autor, em tese, indiferente a preconceitos, convenções, dogmas, estigmas ou outras tendenciosidades, tendo em vista juízo de valores e evidenciando, inevitavelmente, o grau evolutivo da consciência emissora do parecer. O acriticisrno é a postura sem avaliação, exame, investigação, juízo acurado ou auto e heterocrítica a respeito dos fatos sob análise, sem base em juízo de valor e senso crítico.
AlcoolismoO alcoolismo é a extrema dependência química ou psicofísica ao álcool, doença crônica, progressiva e potencialmente fatal, marcada pelos comportamentos doentios ou desviantes a partir da ingestão repetida, compulsiva, abusiva e intoxicante de bebidas alcoólicas, levando a conscin à condição de regressão psicológica.
AlienaçãoA alienação é o indiferentismo à Cosmoética, a Filosofia, à Política, à Socin, à Somática ou mesmo apenas à Intelectualidade (Mentalsomática), levando a inconsciência dos problemas evolutivos da consciência intrafísica e mantendo a condição da ausência de inteligência evolutiva.
AmoralidadeA amoralidade é a qualidade, condição ou estado da pessoa amoral, com ausência de princípios morais ou de moralidade.
AnedonismoO anedonismo é a tendência, qualidade, condição ou estado de rigidez afetiva acarretando a incapacidade de ter prazer ou divertir-se.
Anemia.A anemia é o estado de empobrecimento sanguíneo no qual o número de hemácias, o teor de hemoglobina e o volume de glóbulos vermelhos do sangue encontram-se abaixo do normal, frequentemente produzindo sintomas como palidez, falta de energia e fadiga.
Anorexia.A anorexia nervosa é a condição do jejum espontâneo ou autoimposto pela pessoa na busca incansável do emagrecimento, devido ao pavor da obesidade e autoimagem irreal ou distorcida quanto ao corpo humano. A anorexia intelectual é a redução ou perda de apetite intelectual de quem não lê publicações de qualquer natureza, nem estuda pela tela do monitor do computador, nem emprega laptop, diminuindo ao mínimo a dieta de informações ou atualização de conhecimentos.
Ansiedade.A ansiedade é o estado afetivo penoso, de receio e de apreensão, sem causa evidente, caracterizado pela expectativa de algum perigo indeterminado e impreciso, diante do qual o indivíduo julga-se indefeso.
AntiparapsiquismoO parapsiquismo é o emprego das parapercepções da conscin levando-a a detectar a aplicação dos recursos e das modalidades dos fenômenos da Parapercepciologia e dos parafatos ou ocorrências multidimensionais. O antiparapsiquismo é a qualidade, condição, estado ou reação pessoal da conscin sem Curso Intermissivo, bloqueada, inexperiente, espontânea e sinceramente opositiva ao pleno exercício das automanifestações dos fenômenos parapsíquicos, em geral, ou das aplicações das parapercepções.
AntisseriéxisA seriéxis é a condição da seriação existencial evolutiva do princípio consciencial vital em vida humana, ou na intrafisicalidade, por intermédio da Genética, somas, mesologias e Socins múltiplas, consecutivas. A antisseriéxis é a qualidade, condição, estado ou reação pessoal da conscin sem Curso Intermissivo, bloqueada, inexperiente, espontânea e sinceramente opositiva aos fatos e parafatos autocomprovadores das vidas humanas sucessivas.
AntissubumanidadeA antissubumanidade é a qualidade, condição, estado ou reação pessoal da conscin posicionando-se espontânea e sinceramente contra, combatendo e até perseguindo os princípios conscienciais (consciências fetais) ainda em níveis evolutivos menos evoluídos, por exemplo, os animais subumanos domésticos, ao modo de opção racista e discriminatória.
ApedeutismoO apedeutismo é a qualidade, condição ou estado do apedeuto ou da pessoa sem instrução, educação formal ou autodidatismo, ignorante ou iletrada.
ApriorismoseA apriorismose é a qualidade, condição ou estado cronicificado do apriorista, homem ou mulher, somente capaz de raciocinar a priori, a partir de elementos prévios fixados, sem exame, análise ou verificação, independente da facticidade ou da parafacticidade.
AutassédioO autassédio é a condição ou estado da conscin emocional, intelectual e energeticamente predisposta a se molestar autopensenicamente, com insistência importuna e patológica sobre si mesma, sem qualquer higiene consciencial nem autodisciplina ideativa, constituindo o embasamento para todo tipo de heterassédio.
Autocorrupção.A corrupção é o ato, processo ou efeito de corromper(-se), podendo chegar a depravação de hábitos e costumes ou à deterioração dos valores morais, ampliando a sociopatologia da Socin. A heterocorrupção é a ação da conscin objetivando haurir vantagens intrafísicas temporárias em detrimento de outras consciências, gerando interprisões grupocármicas. A autocorrupção é a repetição do ato com o qual a pessoa não se sente confortável e para o qual não consegue dar aprovação, cuja lembrança, escamoteada no mais absconso escaninho do íntimo, incomoda, corrompe a si própria, notadamente do ponto de vista anticosmoético, reforçando os trafares (traços-fardo) e prejudicando a autevolução.
Autodesorganização.A organização é o ato ou efeito de a conscin viver organizada ou normatizada, dispondo a própria existência de modo programado, estruturado e ordenado entre os hábitos sadios e as rotinas úteis, com regularidade e evolução da autopensenidade lúcida. A autodesorganização é o ato ou efeito de a conscin viver desordenada ou desestruturada com a perda, falta ou alteração profunda de organização ou disciplina pessoal.
AutoinsegurançaA segurança é a proteção da conscin, em si, ou de local específico, residência, ambientes, escritório, veículos e objetos da vida desenvolvida dia a dia, através de rotinas úteis e inteligentes capazes de livrar os moradores preventivamente dos riscos circunvolventes, perigos onipresentes, ameaças, assaltos, sequestros, saques, arrastões e tragédias da atualidade terrestre. A autoinsegurança é a condição ou característica da pessoa insegura consigo mesma, sentindo-se desprotegida ante a vivência do dia-a-dia, com falta de confiança nas próprias qualidades, capacidades ou potenciais.
AutoprostituiçãoA autoprostituição é o ato ou efeito de a pessoa prostituir-se por intermédio de atividade objetivando recompensa financeira, com a cobrança por atos sexuais e a vendagem ou comercialização do próprio soma.
AutovitimizaçãoA autovitimização é o ato ou efeito de a pessoa vitimizar-se, queixar-se ou depreciar-se conscientemente com rebaixamento da autestima e do amor próprio.
BibliofobiaA Bibliologia é o conjunto de disciplinas, particularmente a parte teórica da Bibliografia, cujo objetivo trata das regras desta Ciência e lhe serve de preliminar, sendo, em princípio, cosmoética e evolutivamente positiva para as consciências. A bibliofobia é a aversão aos livros, livrarias e, na vida hodierna, tecnotrônica, aos artefatos do saber em geral, CD-ROMs e outros instrumentos mentaissomáticos da Informática, sendo, em si, anticosmoética e antievolutiva quanto às consciências.
BigorexiaA bigorexia é transtorno dismórfico orgânico ou doença mental caracterizada pela preocupação com defeito pequeno ou imaginário na aparência somática, sendo, em princípio, anticosmoético.
BulimiaA bulimia nervosa é a sensação anormal de fome, o aumento exagerado de apetite, a fome persistente não-natural ou apetite voraz, sendo formada por episódios repetidos de ingestão compulsiva de grandes quantidades de alimento em períodos curtos de tempo (episódio bulímico), não raro seguidos de vômitos provocados, e, em si, tendente à anticosmoética.
CabotinismoO cabotinismo é o modo de vida de cabotino ou a condição do antigo ator cômico ambulante, de categoria inferior, com tendência a atrair, ou tentar atrair, sobre si, as atenções.
CansaçoO cansaço é o estado de fadiga provocado por esforço físico ou mental ou por doença.
CarrancismoO carrancismo é a qualidade, condição ou estado de carranca ou da pessoa vivendo presa ao passado, apegada aos tradicionalismos de modo pessimista.
CinismoO cinismo é a atitude ou caráter da pessoa com descaso pelos convencionalismos sociais de consenso e pela moral vigente.
ConflituosidadeA conflituosidade é o estado ou característica do conflituoso, encenando conflitos, enfrentamentos, discussões, debates, opiniões divergentes, polemizações, relações tumultuosas, gerações humanas diferentes e fricções de cabeças com a profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes.
CredulidadeA credulidade é a característica ou qualidade da pessoa a qual crê facilmente em alguma coisa, devotada à crenças ou crendices.
CrueldadeA crueldade é a característica ou condição de cruel ou de quem causa dor, derrama sangue, tendo prazer em fazer o mal, de modo injusto, cruento, inclemente, hediondo e horrorível.
DecidofobiaA decidofobia é a característica ou condição patológica da pessoa indecisa, sem firmeza, com medo de decidir ou tomar posição ante as injunções críticas da vida.
DelírioO delírio é o estado alterado da consciência e da atenção, ou a convicção errônea baseada em falsas conclusões tiradas dos dados da realidade exterior, mantida pela pessoa, mesmo quando a maioria dos membros do grupo pense o contrário e possa provar estar certa.
DependênciaA interdependência é a vida real da consciência somente evoluindo com outras consciências e dependendo delas através da assistencialidade interconsciencial. A independência é a capacidade de autodeterminação, autonomia e liberdade relativa da pessoa. A dependência é a incapacidade de a personalidade dependente tomar decisões sozinha, levando-a a entregar as responsabilidades ao parceiro ou a outras pessoas.
DepressãoA depressão é o estado de desencorajamento, de perda de interesse, quando sobrevindo as perdas, decepções, fracassos, estresses físicos e / ou psíquicos, no momento quando a conscin, em qualquer idade física, toma consciência do sofrimento ou isolamento no qual se colocou.
DesafeiçãoA afeição é o conjunto de fenômenos psíquicos manifestos sob a forma de emoções, sentimentos de estima e paixões por alguém ou alguma coisa, acompanhados da impressão de dor ou prazer, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza. A desafeição é a diminuição, perda ou ausência de afeição, afeto ou amizade.
DesatençãoA atenção é o emprego da concentração da mente em algo no qual a conscin esteja vendo, escutando ou fazendo. A desatenção é a diminuição, ausência ou falta de atenção por parte da conscin.
DesconcentraçãoA concentração é o estado, processo ou efeito de concentrar(-se), convergir para o mesmo ponto a focalização direta, sem desvios, dos sentidos, atributos conscienciais e intenção da consciência sobre determinado objeto ou algo. A desconcentração é a diminuição ou anulação da capacidade de concentração mental.
DistimiaA distimia, em geral, é qualquer distúrbio emocional ou transtorno da atividade intelectual, mas, especificamente, é a depressão de grau menor, comparada à observada na psicose maníaco-depressiva (reações ciclotímicas) e na epilepsia, caracterizada por sintomas neurastênico-hipocondríacos associados.
DogmatismoO dogmatismo é qualquer pensamento, atitude ou doutrina da conscin norteando-se por adesão irrestrita a princípios tidos como definitivamente incontestáveis, atingindo, assim, a condição de verdade absoluta.
DoutrinaçãoA doutrinação é o ato, processo ou efeito de doutrinar, no caso, impingindo ou inculcando algum tipo de conhecimento dogmático.
EgocentrismoO egocentrismo é a qualidade, condição, estado ou caráter de egocêntrico ou o conjunto de atitudes ou comportamentos indicando viver o indivíduo se referindo essencialmente a si mesmo.
EmocionalismoO emocionalismo é a qualidade, condição, estado ou a tendência da pessoa agir ou encarar tudo de modo emocional.
EnvelhecimentoO envelhecimento é o ato ou efeito de envelhecer-se, avançar mais na idade física ou de aparentar velhice ou antiguidade.
EstresseO estresse é o estado gerado pela percepção de estímulos provocando excitação emocional, os quais ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar o processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção da adrenalina e outras substâncias, com múltiplas consequências sistêmicas.
FomeA fome é a sensação tradutora do desejo ou necessidade de comer, evidenciando carência alimentar, visando ao alívio de ansiedade ou para gratificar anseios frustrados.
FrustraçãoA frustração é o ato de negar a satisfação pela realidade, conducente ao estado de privação do desfrute de algum desejo ou condição existencial almejável, devido à ausência de objeto, ou por obstáculo externo ou interno.
HeterassédioO heterassédio é a condição ou estado da conscin emocional, intelectual e energeticamente submissa ao assédio ou insistência impertinente de outra consciência inconsciente, energívora, ou consciente e malintencionada.
HipocondriaA hipocondria é a focalização inquieta e compulsiva pela pessoa, de modo permanente, da autopensenidade e das preocupações sobre o próprio estado de saúde, frequentemente acompanhada de sintomas racionalmente não atribuíveis a doença orgânica.
HipomnésiaA hipomnésia é a diminuição, ausência, perda parcial da memória ou a incapacidade de recordar experiências passadas.
HipotensãoA hipotensão é a pressão inferior à normal, especialmente no interior de órgão ou sistema orgânico, no caso do ser humano, com pressão sanguínea abaixo do normal dentro da rede arterial.
IdolatriaA idolatria é o culto prestado a ídolos de qualquer natureza (animal subumano, imagem de barro, madeira, pedra, porcelana, vidro, plástico, metal ou pedra preciosa), inclusive a pessoas, santos, gurus, ícones, superstars.
IlogicidadeA lógica é a parte da Filosofia dedicada ao estudo dos princípios próprios da argumentação válida, as formas de pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência) e das operações intelectuais, objetivando a determinação do constructo específico, fato ou parafato, verdadeiro ou não, no momento evolutivo. A logicidade é a qualidade ou condição da lógica, daquilo pensenizável racionalmente ou o caráter, atributo da consciência determinado pelo conhecimento lógico e 1 ou apresentando lógica. A Ilogicidade é qualidade ou condição contrária ou desprovida de lógica.
InautenticidadeA autenticidade é a qualidade, condição ou caráter de autêntico, verdadeiro ou daquilo reconhecido como legítimo, fidedigno e comprovado. A inautenticidade é a ausência de autenticidade ou reconhecimento, como verdadeiro, de algo, coisa, fato ou fenômeno, opondo-se ao conceito de explicitação (transparência), segundo o principio dual da polaridade, sendo, em tese, anticosmoética e antievolutiva para as consciências, faltando conformidade com a realidade dos fatos e parafatos.
IncivilidadeA incivilidade é a qualidade ou caráter do indivíduo com falta de civilidade ou da educação da cidadania e consciência comunitária.
IncomunicabilidadeA incomunicabilidade é a qualidade, estado ou condição de quem é ou está incomunicável.
InconsciênciaA consciência é você, ele ou ela, a pessoa, 1 dos 2 componentes básicos do Cosmos - o outro, a energia - em constante evolução, utilizando veículos específicos para se manifestar nas diversas dimensões, através da autoconsciência e da racionalidade pelas quais processa ideias e ações autopensênicas, e aplicando o sentido ou percepção do cosmoeticamente certo ou errado em atividade e motivos pessoais. A inconsciência é a qualidade, caráter ou estado de quem vive de modo irrefletido, mecânico, sem a intervenção consciente da vontade atuante com autodiscernimento.
infantilidadeA infantilidade é a qualidade, condição ou estado próprio da criança, da pessoa infantil ou de quem age como tal, de comportamento ingênuo, inexperiente ou imaturo, no caso, conscin adulta.
InsensatezA sensatez é a característica da pessoa sensata, prudente, equilibrada, com bom senso, juízo crítico, ponderação e, acima de tudo, autodiscernimento. A insensatez é a característica da pessoa insensata, a quem faltam bom senso, juízo crítico e ponderação e, acima de tudo, autodiscemimento.
InsôniaA insônia é a dificuldade de adormecer ou manter o sono, distúrbio ou disfunção do sono excedendo o período de 30 dias, independente de problema de ordem física e sem utilização de substâncias capazes de alterar o sono.
InterioroseA interiorose é a qualidade, condição ou estado cronicificado do interiorota, homem ou mulher, superradicado e circunscrito a pequeno burgo, seja aldeia, bairro ou área rural, do interior do país, sem coragem nem estímulos para encarar a cosmovisão da vida além desse limite acanhado.
IrresponsabilidadeA responsabilidade é a qualidade, condição ou estado da pessoa responsável, de quem está apto para responder pelos próprios atos, autoconsciente dos respectivos deveres e obrigações. A irresponsabilidade é a qualidade, condição ou estado da pessoa irresponsável ou não cumpridora dos próprios deveres ou obrigações.
IscagemA iscagem é a condição da conscin atuando qual isca energética perante consciex ou consciexes enfermas, ou conseneres, seja de modo inconsciente, fato mais frequente, ou consciente, fato mais raro.
LudopatiaA ludopatia é o hábito ou vício de praticar qualquer tipo de jogo ou a atividade da jogatina intensa e prolongada, especialmente de jogos de azar (baralhos, dados, roleta, bingo e outros).
MasoquismoO masoquismo é a atitude de quem busca a dor física, o sofrimento e a humilhação e neles se compraz ou sente prazer.
MedicamentoO medicamento é a substância, composição ou preparado usado no tratamento de afecção ou manifestação mórbida, apresentando propriedade preventiva ou curativa em relação às doenças.
MelancoliaA melancolia é o estado mórbido caracterizado por depressão, perda de interesse pela vida, estado de ânimo profundamente doloroso, perda de capacidade de amar e do amor próprio, com tristeza indefinida, abatimento mental e físico, podendo ser manifestação de vários problemas psiquiátricos, amiúde considerado fase de psicose maníaco-depressiva.
MonopolismoO monopolismo é o sistema caracterizado pelo privilégio legal, ou de fato, possuído pela pessoa, empresa ou governo, de fabricar ou vender certos produtos, de explorar determinados serviços ou de ocupar cargos específicos, de forma exclusiva, sem concorrência.
MurismoO murismo é a condição da pessoa de conduta indefinida, em cima do muro, buscando não se comprometer, tomar partido, opinar nem definir-se ou posicionar-se em qualquer instância ou contingência intrafisica mais decisiva.
NeofobiaA neoflia é a condição ou reação de adaptação fácil da conscin as situações, contingências, coisas e acontecimentos novos. A neofobia é a condição ou reação de repulsa pessoal as novidades ou ao progresso em geral e a concepções inovadoras.
OnirismoO onirismo é o estado anormal de consciência caracterizado por sensação de irrealidade, ao modo dos sonhos, fantasias, idéias quiméricas e alucinações, podendo ser causado, por exemplo, por autointoxicação, álcool, substâncias tóxicas, drogas anestésicas e falta de higiene consciencial.
PerdularismoO perdularismo é a qualidade, condição ou estado do perdulário ou daquela pessoa excessivamente gastadora ou esbanjadora, a qual despende sem discernimento.
PersonalismoO personalismo é a conduta ou procedimento do indivíduo referindo a todas as coisas a si mesmo, tendo a si próprio como ponto de referência de tudo ocorrendo em torno de si, fazendo predominar os interesses pessoais sobre os interesses coletivos.
ProlixidadeA prolixidade é a característica da pessoa prolixa ou somente capaz de se expressar com rodeios de palavras ou discursos excessivos.
PsicopatiaA psicopatia é qualquer doença mental ou forma psicopatológica, mais especificamente o distúrbio mental grave pelo qual o enfermo, homem ou mulher, apresenta comportamentos antissociais e amorais sem demonstração de arrependimento ou remorso, incapacidade para amar e se relacionar com outras pessoas com laços afetivos profundos, demonstrando egocentrismo extremo e incapacidade de aprender com a experiência.
PusilanimidadeA coragem é o moral forte, a audácia, a bravura, a intrepidez e a ousadia perante o perigo e os riscos, com firmeza pessoal para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil. A pusilanimidade é a característica ou condição da pessoa pusilânime, com fraqueza de ânimo, falta de energia, firmeza e decisão, em função do medo ou covardia.
RacismoO racismo é o conjunto de teorias e crenças, sem bases científicas, fundadas na superioridade de certas raças humanas, estabelecendo hierarquia entre tais etnias, não raro criando preconceito extremado contra indivíduos pertencentes à determinada raça ou etnia diferente, considerada erroneamente inferior, e até a doutrina ou sistema político, jurássico e antidemocrático, fundado sobre o pseudodireito, subumano, de certa raça, por exemplo, considerada pura, dominar outra, sendo frontalmente contra a Cosmoética e a evolução das consciências.
RadicalismoO comedimento é ato ou efeito de comedir ou de fazer uso da moderação nas palavras, atos, relações e atitudes, determinada pelas exigências das circunstâncias, dos deveres ou dos costumes. O radicalismo é a conduta pessoal caracterizada pelo óbvio afastamento do usual ou consensual de maneira drástica na ordem social, apoiada por opiniões e posições extremadas, com disposição de introduzir alterações profundas em hábitos, condições e pontos de vista correntes.
RadiotismoO radiotismo é o idiotismo cultural quando atuando plenamente no universo da radiofonia ou radiodifusão.
RepresáliaO perdão é o ato ou efeito pelo qual certa pessoa é desobrigada de cumprir o dever ou obrigação por quem competia exigi-lo. A represália é o ato ou efeito lesivo praticado contra outrem para vingar-se de ofensa ou para se indenizar de dano ou agravo causado, reforçando, assim, a interprisão grupocármica prolongada.
RiscomaniaO risco é a probabilidade de perigo ou fatalidade, geralmente com ameaça física para o Homem e / ou para o ambiente. A riscomania é o mau hábito pelo qual a pessoa expõe-se a ameaças ti existência humana ou a integridade física e mental, colocando-se, de modo repetitivo, em situações temerárias de perigo, risco, dano ou fatalidade.
RobéxisA robéxis é a qualidade, condição ou estado de marionete da conscin troposférica, sem liberdade de atuação, excessivamente escravizada à geoenergia, à intrafisicalidade ou à quadridimensionalidade.
SarcasmoO sarcasmo é o ato, processo ou efeito da ironia cáustica ou zombaria ofensiva.
SexolismoO sexolismo é a condição, estado ou reação da pessoa dedicada, de modo persistente, excessivo, compulsivo e monopolizador, à vivência da sexualidade em tempo integral.
SomatizaçãoA somatização é o ato ou efeito de somatizar, com o desvio neurótico de conflitos emocionais em afecções de órgãos ou em problemas do soma ou corpo humano.
SubadultidadeA subadultidade é a qualidade, caráter ou condição do indivíduo de fato adulto biológica e fisicamente, mas ainda adolescente mental ou psiquicamente.
SubcerebralidadeA subcerebralidade é a qualidade, caráter ou condição do indivíduo com reações predominantemente subcerebrais ou irracionais.
SugestionabilidadeA sugestionabilidade é a qualidade, caráter ou condição de quem é sugestionável ou predisposto para receber idéia e ser por ela influenciado facilmente.
SujismundismoO sujismundismo é a qualidade, caráter ou condição de quem despreza os princípios higiênicos, apresentando descaso quanto ao asseio pessoal e ambiental.
TabagismoO tabaco, ou nicotiana tabacum, é planta solenácea cujas folhas industrializadas são aspiradas, fumadas e mascadas. O tabagismo é a condição ou estado de dependência física e psicológica derivada do tabaco fumado ou mascado, caracterizada por intoxicação aguda ou crônica, capaz de provocar a síndrome de abstinência, diagnósticada por meio de síntomas clínicos, fisiológicos e psíquicos. O tabagista é a pessoa, homem ou mulher, abusadora do emprego do tabaco.
TendenciosidadeA tendenciosidade é a característica da pessoa tendenciosa, revelando propósito de desagradar ou prejudicar com alguma segunda intenção ou intenção oculta.
TietagemA tietagem é o procedimento de tiete ou do admirador ou admiradora fanática de alguém, especialmente artista, ou de algo, atraindo a atenção pelo exagero com o qual se expressa.
TiraniaA tirania é o domínio, poder ou qualidade soberana, usurpada e ilegal, especialmente do Estado, demonstrando despotismo ou absolutismo também em qualquer outra área da vida humana.
ToxicomaniaA toxicomania é a submissão ao consumo compulsivo de substâncias ativas sobre o psiquismo, a exemplo do álcool e das drogas - cocaína, haxixe, heroína e outras - gerando dependências e até a dessoma prematura.
TraumatismoO traumatismo é o conjunto de problemas, contusões e lesões de tecido, órgão ou parte do corpo humano provocados por agente externo, ou algo ferindo ou magoando física e psiquicamente o indivíduo, estudado pela Traumatologia.
TruculênciaA truculência é a qualidade, condição ou reação da pessoa bruta, grosseira, sem finura, atuando através de atos de violência.
VandalismoO vandalismo é o ato ou efeito gratuito e inescrupuloso de produzir invasão, estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, em geral de caráter científico e cultural, realizado pelo vândalo ou conscin vandálica, tendo por índole abordar a propriedade alheia com o propósito de arruiná-la.
VerborragiaA verborragia é o uso de quantidade excessiva de palavras e de enorme fluência para dizer coisas de conteúdo mínimo e desimportante, com idéias sem substância no falar, discutir ou dialogar.
VideotismoO videotismo é o idiotismo cultural quando atuando plenamente no universo da Informática.
VulgaridadeA singularidade é o episódio causador de perplexidades ou apresentador de fatos singulares no holopensene das reurbanizações e reciclagens distintas, excepcionais e merecedores de destaque, além do vulgar, trivial, fútil e frívolo, sendo, a princípio, cosmoética e evolutiva quanto as consciências.
XenofobiaA xenofobia é a desconfiança, temor, antipatia, aversão ou hostilidade por pessoas ou coisas estranhas ao meio da cidadã ou cidadão, sendo incomum, vindo de fora do país nativo ou de cultura estrangeira.