Quadro Sinóptico Temático

A Quadro Sinóptico Temático (QST) é uma proposto metodológica para auxiliar o pesquisador(a) a estruturar e organizar os principais temas (especialidades da Conscienciologia) que podem influenciar na pesquisa desejada.

O professor Waldo Vieira no Tratado Projeciologia apresentou o Quadro Sinóptico das Especialidades. O quadro sinóptico considerou como critério de ordenação das especialidades a abrangência espacial em 6 Ordens Lógicas. Cada especialidade abarca suas sucessoras nas ordens lógicas seguintes, representando cada especialidade uma área de estudo delimitada dentro da especialidade da ordem lógica anterior (VIEIRA, 2018, pg. 37).

Zaslavsky (2018) destaca que a ordem lógica segue critério de abrangência espacial, do todo às partes. A especialidade de ordem lógica anterior é o todo, sendo suas partes as especialidades nas ordens posteriores, subordinadas a ela horizontalmente. Se as partes estão contidas no todo, então elas compartilham propriedades com esse todo.

O QST é uma proposta alinhada a essa ideia. Para tanto, criou-se uma tabela dinâmica que correlaciona as especialidades da Conscienciologia com a Remissiologia dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia. Essa ferramenta foi construída com base de 5.049 verbetes defendidos em Tertúlia. A ferramenta associa a especialidade central (título do verbete) com a seção Remissiologia. Os pesquisadores Flávio Camargo, Guilherme Kunz e Oswaldo Vernet colaboraram na construção dessa tabela dinâmica que totaliza 67.463 correlações entre as especialidades da Conscienciologia.

O objetivo é ampliar a visão do pesquisador sobre tema de interesse, pois são 606 especialidades e a ferramenta demonstra que uma especialidade pode estar associada a outras que aparentemente não teriam relação direta.

Como usar a ferramenta

TABELA 1
1. Inserir a Especialidade Pesquisa da Conscienciologia (tema principal de estudo).
2. Após o filtro é possível saber quantas publicações (artigos, verbetes e livros) na Tabela Referências Bibliográficas (Tabela 2).
3. É possível também ver a relação de verbetes da especialidade selecionada.
4. O gráfico Ranking Remissiologia destaca, em ordem decrescente, quais especialidades possuem correlação com a temática principal da pesquisa.

TABELA 2
1. Após inserir a Especialidade Pesquisa é possível visualizar na tabela Referências Bibliográficas quais artigos, verbetes ou livros foram publicados na referida especialidade.

TABELA 3
1. Nesta etapa é possível pesquisar as Especialidades da Remissiologia, ou seja, quais publicações podem contribuir com o tema central da pesquisa (tabela Referências Bibliográficas com artigos, verbetes e livros).
2. Para filtrar as publicações, escolha a especialidade de interesse no gráfico Ranking Remissiologia e clique na barra correspondente da especialidade para visualizar as publicações.

Tutorial para utilizar as tabelas

Como criar o Quadro Sinóptico Temático

Apresentamos o Quadro Sinóptico Temático como proposta metodológica para estruturação e organização da pesquisa conscienciológica.

1o Ordem Lógica: Especialidade Pesquisa
2o Ordem Lógica: Especialidade(s) da Remissiologia com relação direta a 1o ordem.
3o Ordem Lógica em diante…..especialidade(s) da Remissiologia com relação direta a ordem lógica anterior

Atenção: As especialidades a partir da 2o ordem são definidas pelo pesquisador a partir das análises de correlações mais afins com o tema central.

Sugestão: Durante a consulta das tabelas, sugerimos que os registros das especialidades que irão compor o QST e as fontes (artigo, verbete, livro, etc) disponíveis nas referências bibliográficas sejam feitas em folha de papel ou diretamente no computador em formato de tabela.

Exemplo:

Apresentamos o modelo do QST utilizado para elaboração do artigo Diagrama Sistêmico de Recursos Conscienciológicos: Uma Ferramenta Cosmovisiológica do Ciclo Recinológico (acesso ao artigo)

1o Ordem lógica 2o Ordem lógica 3o Ordem lógica 4o Ordem lógica 5o Ordem lógica
COSMOVISIOLOGIA INTERCONSCIENCIOCENTROLOGIA VOLUNTARIOLOGIA GESCONOLOGIA CONSCIENCIOGRAFOLOGIA
TECNOLOGIA
PARAPEDAGOGIA
CONSCIENCIOMETROLOGIA
CONSCIENCIOTERAPIA
RECICLOLOGIA AUTOPESQUISOLOGIA PRIOROLOGIA VOLICIOLOGIA
AUTANALITICOLOGIA REEDUCACIOLOGIA PROSPECTIVOLOGIA
AUTOSSUPERACIOLOGIA RECEXOLOGIA TRAFOROLOGIA
RECINOLOGIA