TÉCNICA DA EVITAÇÃO DA CULTURA INÚTIL

71. TÉCNICA DA EVITAÇÃO DA CULTURA INÚTIL
EXPERIMENTO 71 DO LIVRO 700 EXPERIMENTOS DA CONSCIENCIOLOGIA (AUTOR: WALDO VIEIRA).
Intelectualidade - TECNICAS CONSCIENCIOLÓGICAS
Priorizações. As priorizações da conscin lúcida têm de se centrar nos conhecimentos quanto às erudições úteis e às erudições supérfluas ou frívolas, evitando a cultura inútil.
Aplicação. Pela Conscienciologia, nada cria de bom o conhecimento sem aplicação prática, ou imediata, no desenvolvimento da evolução da conscin ou das consciências.
Reboque. Há muita gente carregando a reboque da cultura pessoal, constituída de muita coisa boa e útil, vasto trambolho ou lastro pesado de saberes dispensáveis.
Exemplos. Eis 10 exemplos de erudições frívolas de pessoas amadoras, ou mais apropriadamente, não-profissionais, quanto ao autodiscernimento consciencial:
01. Anedotário. Reproduzir 5 mil piadas ou anedotas de enfiada.
02. Banheira. Relacionar 15 acontecimentos famosos ocorridos em banheira.
03. Belicismo. Conhecer todas as grandes armas com nomes de pessoas.
04. Biologia. Ser íntimo quanto às épocas e demais detalhes inesperados das desovas dos peixes mais importantes do Mar Báltico (mnemotécnica pseudocientífica).
05. Criminologia. Narrar, em detalhes, dezenas de crimes famosos de repercussão internacional (mnemotécnica amadora do humor envilecido).
06. Cronologia. Relatar, com todos os nomes e datas, as fugas mais extraordinárias dos prisioneiros da Ilha do Diabo (mnemotécnica amadora, numeral ou cronológica).
07. Mitologia. Descrever minuciosamente a panorâmica da Mitologia.
08. Musicalidade. Recitar, sem erro nem omissão, todas as letras de sambas do grande compositor Cartola, artista da cidade do Rio de Janeiro (mnemotécnica artística).
09. Onomástica. Saber os recordes esdrúxulos dos “arremessos de estrume de vaca”; da “demolição com a cabeça e mãos vazias”; dos “comedores de peixes dourados vivos”; dos “homens mais tatuados” e dos campeões dos Torneios Internacionais do Lançamento de Cuspe a Distância (mnemotécnica amadora nominativa).
10. Teratologia. Listar 10 personalidades célebres com dedos extras nas mãos.
Consicência. Eis 4 recursos da consciência sabotados por essas erudições frívolas:
(A) Energia. Os saberes dispensáveis exigem o emprego desperdiçado da energia consciencial (EC) e não se obtém com eles qualquer retorno profícuo à evolução.
(B) Tempo. Os saberes frívolos sabotam o tempo intraconsciencial (Cronologia na execução consciente da proéxis). A cultura inútil é mantida pelo subcérebro abdominal.
(C) Espaço. Os saberes supérfluos ocupam inutilmente o espaço intraconsciencial.
(D) Memória. Os saberes inúteis constituem peso (lixo mental) na memória cerebral, bloqueando o afluxo dos engramas da memória integral da conscin. Simples concepto-engrama (retropensene) da holomemória vale por 10 da memória cerebral.
Fundamental. A conscin há de buscar o fundamental e eliminar o improdutivo e o inoperante. Na recuperação dos cons magnos, a fim de alcançar a condição da hiperacuidade, toda conscin precisa atirar longe o lastro pesado das inutilidades.