Autopesquisologia

Apresentamos nesta página alguns trechos do verbete Autopesquisa da Enciclopédia da Conscienciologia, citação do livro 700 Experimentos da Conscienciologia e algumas pensatas do Léxico de Ortopensatas. Essas pensatas e verbete foram escritos por Waldo Vieira (1932 – 2015), propositor da Ciência Conscienciologia.

A Autopesquisologia é a Ciência aplicada aos estudos ou pesquisas da própria consciência, por si mesma, empregando todos os instrumentos pesquisísticos disponíveis, ao mesmo tempo, no microuniverso consciencial e no Cosmos.

PENSATAS: Autopesquisa
.

A melhor autexperiência é gerada pela autopesquisa.
Se você tem curiosidade de saber a origem de traços da sua personalidade, analise a força da influência de suas tendências na vida pessoal.
Quanto mais você pesquisar os detalhes da sua vida, mais vai entender a própria consciencialidade. O insignificante pode ser o mais significativo, antes passado despercebido.
Com a falta de estudo sobre si própria, a pessoa se engana mais. Você pode constatar ser mais do que se imagina quando se pesquisa com autocrítica.
Primeiro, estude a manifestação da patologia. Depois, dê o diagnóstico. Assim, e somente assim, funciona a autopesquisa em geral.
Sem as manifestações do egocentrismo, é muito mais interessante o estudo de si mesmo.
Veja o que você tem de raiz antiga, milenar, que se mantém até hoje atuante em suas manifestações. Provavelmente, é o viés ou a razão fundamental que desencadeou a sua evolução consciencial até o Curso Intermissivo (CI).
A autopesquisa evolutiva é ação adequada à consciência em qualquer dimensão existencial.
A pessoa, sem pesquisar a si própria, ainda vegetaliza ao nível evolutivo da subumanidade, sempre sujeita a uma qualidade de vida muito inferior, dispensável, obtusa e conflitiva.

PENSATA: Autopesquisologia.

Nós nos iludimos mais facilmente em relação a nós mesmos do que em relação aos outros, daí porque são prioritárias a autopesquisa e a autocognição.

Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 46 facetas básicas, estruturadoras das autopesquisas conscienciológicas ou da Autopesquisologia, em geral:

01. Achismo: a Autopesquisologia é a eliminação do achismo com as aquisições do autodesconfiômetro, automancômetro e do semancol ou semancômetro.
02. Altruísmo: as autopesquisas autocríticas em série combatem, em definitivo, o egocentrismo infantil remanescente na pessoa adulta, no rumo do altruísmo vivenciado.
03. Análise: autopesquisa é análise; recéxis é síntese.
04. Autavaliações: as autavaliações conscienciométricas alicerçam as autopesquisas.
05. Autexperimentologia: sinônimo de Autopesquisologia na área da Metodologia das pesquisas individuais.
06. Autocomprovações: a Autopesquisologia é a Ciência das Autocomprovações.
07. Autoconfrontarium: o laboratório clássico das autopesquisas, capaz de eliminar as antipesquisas.
08. Autoconhecimentologia: sinônimo de Autopesquisologia na área da Intraconscienciologia.
09. Autoconscienciometrologia: sinônimo de Autopesquisologia na área da Conscienciometrologia.
10. Autoconsciencioterapia: sinônimo de Autopesquisologia na área da saúde física e mental.
11. Autocrítica: o primeiro elemento de análise aplicado antes das heterocríticas no universo da Autopesquisologia, a fim de descartar a posição de boneco de ventríloquo.
12. Autodisponibilidade: a autodisponibilidade pesquisística é a primeira manifestação proativa para as autopesquisas.
13. Autenfrentamento: a Autopesquisologia é o autenfrentamento investigativo.
14. Autevolução: é o objetivo colocado na Autopesquisologia acima do elétron da Ciência Convencional e da idolatria das Religiões, em geral.
15. Autopensenologia: sinônimo de Autopesquisologia na área da Pensenologia. O laboratório da Pensenologia é o Autopesquisarium.
16. Autopesquisoteca: o departamento da Holoteca teática e frutífera dedicado aos artefatos das autopesquisas.
17. Autoverbação: o princípio da autopesquisa colocando a realização pessoal antes da verborragia.
18. Cons: a Autopesquisologia significa a recuperação dos cons magnos com neossinapses nas neuróglias.
19. Conscienciologia: a Ciência das Ciências, a rigor, sinônimo da Autopesquisologia em função do neoparadigma onde a consciência é o objeto da própria pesquisa.
20. CPC: não existe Autopesquisologia articulada sem a Cosmoeticologia capaz de criar o código pessoal de Cosmoética. O laboratório da Cosmoeticologia é, de fato, o Intentionarium.
21. Criatividade: é a ousadia lúcida dedicada às autopesquisas.
22. Democracia: a autopesquisa é a democratização do saber através da pessoa.
23. Descrença: o princípio da descrença é a base da Autopesquisologia.
24. Deslavagem: a Autopesquisologia significa, antes de tudo, deslavagem cerebral onímoda, abrangente e exaustiva.
25. Egologia: é a autopesquisa integral da Autopesquisologia.
26. Evoluciente: dentro da Consciencioterapia é o autopesquisador por excelência.
27. FEP: a autopesquisa objetiva melhorar o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal.
28. Habitologia: a base para estabelecer as rotinas e sub-rotinas úteis das autopesquisas, ou autorrotinas sadias ininterruptas.
29. IC: a Instituição Conscienciocêntrica é o centro especializado das pesquisas do autodiscernimento, da Autodiscernimentologia, ou a Universidade Aberta do Voluntariado.
30. Laboratórios: as construções isoladas para o pesquisador isolado fundamentam as técnicas de autopesquisas das ICs.
31. Leituras: as leituras atentas com registros, anotações, digitações no laptop pessoal e impressões em papel formam o Caderno do Autopesquisador, e constituem as primeiras manifestações inteligentes nas autopesquisas.
32. Maturidade: a holomaturidade integrada da conscin de modo intra e extraconsciencial.
33. Megainvestimento: o maior investimento evolutivo se consolida nas autopesquisas ininterruptas.
34. Megatrafor: o megatrafor majoritário é o agente-mor das autopesquisas.
35. Neoautopesquisas: as aplicações novas no universo da Autopesquisologia.
36. Omnipesquisologia: sinônimo de Autopesquisologia na área da Cosmovisiologia.
37. Paradigma: a Autopesquisologia é a essência do paradigma da Conscienciologia, ou da Consciência Integral, onde a consciência pesquisa exaustiva e continuadamente a si própria.
38. Parapesquisa: é a autopesquisa levada às últimas consequências da Multidimensionalidade, da Autoparaprocedência, da Ofiexologia e da Central Extrafísica de Energia (CEE).
39. Participação: a Autopesquisologia é o estudo das pesquisas participativas generalizadas.
40. Recéxis: a reciclagem contínua é a autopesquisa básica.
41. Recin: o fundamento da reforma da autopensenidade na Autopesquisologia.
42. Reeducação: a Autopesquisologia é a reeducação pessoal potencializando a reeducação geral, através do exemplarismo. É a autorrestruturação pedagógica.
43. Reflexão: sem reflexão ou recolhimento íntimo (solilóquio, meditação filosófica) é impraticável a autopesquisa.
44. Refutaciologia: os debates e as superrefutações embasam a Autopesquisologia.
45. Sinalética: a sinalética energética e parapsíquica pessoal abre as pesquisas da multidimensionalidade dentro da Autopesquisologia.

O método da autopesquisa vai contra os princípios da Ciência convencional porque o pesquisador se envolve diretamente com os fatos com os quais trabalha e experimenta.

Referências:

Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 100.

Idem; Enciclopédia da Conscienciologia Eletrônica; 8ª Ed.; CD-ROM; 2.498 verbetes; 11.034 p.; Associação Internacional Editares; & Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2013; (Verbete: Autopesquisa).

Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1466 gráficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014.