Princípio da Descrença

Apresentamos nesta página alguns trechos dos verbetes Princípio da Descrença da Enciclopédia da Conscienciologia e Autodescrenciologia e Conscienciologia do Dicionário de Argumentos da Conscienciologia. Esses verbetes foram escritos por Waldo Vieira (1932 – 2015), propositor da Ciência Conscienciologia.

Não acredite em nada, nem mesmo no que lhe informarem aqui.
EXPERIMENTE.
Tenha suas experiências pessoais.

O princípio da descrença é a proposição fundamental e insubstituível da abordagem da Conscienciologia às realidades, em geral, do Cosmos, em qualquer dimensão, recusando a consciência pesquisadora e refutadora todo e qualquer conceito de modo apriorista, dogmático, sem demonstração prática ou reflexão demorada, confronto da causação, lógica e a plenitude da racionalização pessoal.

Conscienciologia não é a favor dos tradicionalismos das crendices religiosas das seitas e nem também dos tradicionalismos das crendices pseudocientíficas dos ateus ou materialistas. A partir do paradigma consciencial, os conscienciólogos adotam a terceira opção lógica: a da Descrenciologia ou da autopesquisa direta da própria consciência, empregando o discernimento de si mesmo, consciência, contra os achismos falados e escritos de todas as naturezas.

O princípio da descrença mantém as autexperimentações continuadas. O autojuízo crítico, eliminando fantasias, delírios, alucinações, surrealismos, dúvidas, impasses e dilemas, conduz a conscin lúcida à imperturbabilidade pessoal, base da Autoparapercepciologia Avançada. Contudo, não podemos esquecer: duvidando, chegamos à verdade (Dubitando ad veritatem pervenimus).

A Neociência Conscienciologia, em seu corpus de conceitos, não quer provar nada por meio de heteroconvencimentos. O melhor é a pessoa, por meio da autovivência do princípio da descrença, comprovar ou renegar as realidades para si própria, devendo para isso, promover experimentos continuados.

A Conscienciologia é a Ciência das Ciências, não existindo, racionalmente, outra linha de cognições igual, a partir do fato de o conscienciólogo não desejar persuadir ninguém e nem ter ânsias de provar alguma coisa para os outros. Queremos informar. Ante a informação, o interlocutor ou debatedor pega ou larga, tem liberdade de escolha.

O ato de convencer é próprio dos vendedores do Comércio, da Indústria, da Religião, da Filosofia e até dos pesquisadores da Ciência Convencional em busca de subsídios oficiais ou particulares para as próprias experimentações. Todos esses caminhos de cognição são extremamente distintos da Conscienciologia, no caso, a senda multidimensional, evolutiva, prioritária e desafiadora para todo ego lúcido de qualquer formação intelectual.

Questionologia. Você já é capaz de inscrever o princípio da descrença em trabalhos, obras, livros e dependências pessoais expostas ao público? Desde quando?

Referências:

Vieira, Waldo. Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 57, 612 a 621, 810 a 819, 859 e 933 a 935. de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 57, 612 a 621, 810 a 819, 859 e 933 a 935. Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014.

Idem; Enciclopédia da Conscienciologia Eletrônica; 8ª Ed.; CD-ROM; 2.498 verbetes; 11.034 p.; Associação Internacional Editares; & Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2013; (Verbete: Princípio da Descrença).